O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), foi internado na tarde deste sábado (22) no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, após apresentar arritmia cardíaca. Segundo nota enviada pela assessoria de imprensa, Caiado recebeu atendimento e ‘encontra-se estável, consciente e clinicamente bem, em monitorização contínua’.”
A nota com o estado de saúde, assinada pela médica Ludhmila Hajjar, informa que os exames realizados indicaram a necessidade “de uma ablação para correção definitiva do distúrbio do ritmo cardíaco”. O procedimento está programado para ocorrer nas próximas 48 horas. O governador permanece em observação, com boa evolução clínica, e seguirá sob cuidados especializados até a realização do procedimento.”
Ablação cardíaca: como funciona e para que serve o procedimento ao qual Caiado será submetido
A ablação cardíaca é um procedimento médico para tratar arritmias, que são batimentos cardíacos irregulares. O procedimento envolve a inserção de cateteres (fios finos e flexíveis) no coração, que entregam energia (como radiofrequência ou frio) para destruir ou cicatrizar o tecido cardíaco que gera sinais elétricos anormais, restaurando o ritmo normal do coração. Fontes G1 e Ascon Governo de Goiás