Antes focados nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, grifes internacionais, serviços de jatinho, concessionárias de Porsches e Ferraris e corretores de apartamentos suntuosos estão cada vez mais mirando um novo destino no Brasil: Goiânia.
Capital mais populosa e com maior Produto Interno Bruto (PIB) do Centro-Oeste — sem considerar a capital nacional, Brasília —, Goiânia está se consolidando como o centro de comércio e serviços, inclusive nos mercados de alto poder aquisitivo, da região, cujo crescimento econômico e até populacional é movido, em boa parte, pela pujança do agronegócio.
A ascensão de Goiânia já gerou até um padrão estético local que virou brincadeira nas redes sociais: a “arquitetura greco-goiana”, marcada por elementos como colunas e frontão de estilo neoclássico (que por sua vez tem como referência a arquitetura greco-romana) e portas enormes, muito maiores do que as convencionais.

Agora, as madames de Goiânia viraram o foco de um novo reality show, Poderosas do Cerrado, exibido por Globoplay e GNT. Lançada no fim de outubro, a série tem nove capítulos e mostra a face da nova riqueza da capital de Goiás por meio de seis mulheres da vida real.
Algumas fazem parte de uma economia mais tradicional, ligada ao agronegócio, enquanto outras representam novos ramos, como o de eventos de luxo e dos influenciadores.
As “poderosas” são Roseli Tavares, herdeira de uma família com vastas terras no interior de Goiás dedicadas à pecuária; a influenciadora Layla Monteiro; a empresária Thaily Semensato, CEO (diretora-executiva) do um e-commerce de bebidas e que atua em eventos de degustação de produtos refinados; Andrea Mota, que foi esposa do falecido cantor sertanejo Leandro e hoje atua no setor de moda; e as irmãs Tana e Cristal Lobo, que trabalham com eventos de luxo.
O programa é embalado por músicas de country americano e sertanejo — outro símbolo desta nova fronteira econômica e estética do Brasil. Um dos marcos de Goiânia é o festival Villa Mix, que vem crescendo desde a primeira edição, em 2011 e atrai hoje também nomes da música pop e até atrações internacionais, como Demi Lovato.
O reality show colocou assim em evidência como o consumo no Centro-Oeste está se transformando e movimentando cifras milionárias e, como contam especialistas e profissionais deste ramo à BBC News Brasil, por que Goiânia se tornou o epicentro disso. Fonte: CNN – Matheus Andrade De São Paulo para a BBC News Brasil