Sem categoria

Ucrânia atinge petroleiros em escalada de violência contra a Rússia.

Drones navais ucranianos atingiram dois petroleiros da chamada “frota paralela” da Rússia enquanto navegavam pelo Mar Negro, disseram autoridades ucranianas.

Imagens verificadas pela BBC mostram drones subaquáticos em alta velocidade atravessando as ondas em direção às embarcações, antes de explodirem em uma bola de fogo, lançando fumaça preta no ar.

Os petroleiros visados ​​foram identificados pelas autoridades turcas como Kairos e Virat, ambos com bandeira da Gâmbia. Ambos foram atingidos ao largo da costa turca na sexta-feira, e o Virat teria sido atingido novamente no sábado. Não houve relatos de vítimas.

Os ataques parecem ser uma escalada por parte de Kiev, numa tentativa de atingir as receitas petrolíferas da Rússia, que são cruciais para financiar a sua guerra na Ucrânia.

Os dois navios fazem parte, segundo informações, da “frota paralela” da Rússia – um termo que se refere às centenas de petroleiros usados ​​pela Rússia para contornar as sanções ocidentais impostas após a invasão em grande escala da Ucrânia em 2022.

A frota paralela é composta, em grande parte, por petroleiros antigos, muitos com propriedade ou seguro obscuros.

Os ataques são vistos como um aviso pela Ucrânia, sugerindo que os navios que transportam petróleo russo no Mar Negro enfrentam o risco de ataques diretos, e não apenas de sanções ocidentais.

Em outro comunicado, um importante consórcio que transporta petróleo da região do Mar Cáspio informou ter suspendido o carregamento no porto russo de Novorossiysk, no Mar Negro, após um ataque de embarcações não tripuladas durante a noite.

O Consórcio do Gasoduto do Cáspio afirmou que o ataque causou danos significativos a um ponto de amarração. A Rússia e o Cazaquistão são os principais acionistas da empresa, que também tem participação de empresas ocidentais, incluindo Exxon Mobil, Chevron e Shell.

O ministro das Relações Exteriores do Cazaquistão, Aibek Smadiyarov, expressou sua indignação com o ataque, que, segundo ele, foi o terceiro desse tipo.

Ele afirmou que o Cazaquistão atribui particular importância a garantir um fornecimento de energia “estável e ininterrupto”.

O incidente prejudicou as relações entre seu país e a Ucrânia, acrescentou Smadiyarov, apelando a Kiev para que “tome medidas concretas para evitar a repetição de situações semelhantes”.

Entretanto, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky afirmou no sábado que uma delegação liderada pelo alto funcionário de segurança Rustem Umerov estava a caminho dos EUA para continuar as negociações sobre um acordo para pôr fim à guerra.

Umerov deverá liderar a delegação ucraniana, uma vez que o negociador-chefe anterior, o influente chefe de gabinete de Zelensky, Andriy Yermak, renunciou após investigadores anticorrupção terem revistado seu apartamento na sexta-feira.

A delegação ucraniana deverá se reunir com autoridades americanas na Flórida neste domingo. Steve Witkoff, enviado especial do presidente americano Donald Trump para assuntos internacionais, realizará conversas em Moscou na próxima semana.

Fonte: BBC por Danny Aeberhard e Tom Bennett

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*