Brasil

MPF quer suspensão de licenciamento de projeto de terras raras em MG

Projeto tem atraído grande interesse internacional e recebeu cartas de intenção de financiamento dos governos da França e do Canadá; ações de empresa dona do projeto desabam

O MPF (Ministério Público Federal) enviou ofícios à Feam (Fundação Estadual do Meio Ambiente) e ao Copam (Conselho Estadual de Política Ambiental) de Minas Gerais recomendando a suspensão do processo de licenciamento ambiental do Projeto Colossus, localizado em MG e rico em terras raras.

O órgão pediu que a votação da LP (Licença Prévia) do projeto, prevista para o próximo dia 28, seja retirada de pauta.

A LP já conta com parecer técnico favorável da Feam.

A mineradora australiana Viridis Mining and Minerals, dona do projeto, informou em fato relevante que as negociações de seus valores mobiliários foram suspensas “aguardando a divulgação de um comunicado”.

A medida foi anunciada após as ações da companhia acumularem queda superior a 30% nas últimas 24 horas.

O empreendimento, localizado em Poço de Caldas, tem atraído grande interesse internacional e recebeu cartas de intenção de financiamento dos governos da França e do Canadá, além de apoio financeiro do BNDES.

A Viridis já havia anunciado a construção de uma planta-piloto para pesquisa e processamento de terras raras no local. O MPF argumenta que a suspensão é necessária com base no princípio da precaução, segundo o qual medidas preventivas devem ser adotadas.

O MPF argumenta que a suspensão é necessária com base no princípio da precaução, segundo o qual medidas preventivas devem ser adotadas

diante de possíveis danos graves, especialmente em um cenário em que o conhecimento científico sobre os impactos da extração de terras raras no Brasil ainda é limitado.

“A medida busca a realização de estudos e consultas complementares que tratem dos riscos ambientais e sociais pendentes. Ambos são classificados como empreendimentos com o mais alto nível de potencial poluidor, classe 6”, afirma o MPF. Fonte CNN

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*