Número dois do Departamento de Estado afirma que os EUA estão “profundamente preocupados” e diz que Alexandre de Moraes realizou um “novo ataque ao Estado de Direito” no Brasil
O vice-secretário de Estado dos Estados Unidos, Christopher Landau, afirmou que a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro neste sábado (22) é “provocativa e desnecessária”.
O número dois do Departamento de Estado norte-americano afirmou que os EUA estão “profundamente preocupados” com o que classificou como um “novo ataque ao Estado de Direito e à estabilidade política no Brasil” provocado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
“Os Estados Unidos estão profundamente preocupados com seu novo ataque ao Estado de Direito e à estabilidade política no Brasil: a provocativa e desnecessária prisão do ex-presidente Bolsonaro, que já estava em prisão domiciliar, sob forte vigilância e com severas limitações de comunicação. Não há nada mais perigoso para a democracia do que um juiz que não conhece limites para seu poder”, diz Landau.
Justice Moraes, a sanctioned human rights abuser, has brought Brazil’s Supreme Court into international disrepute and shame by flouting traditional norms of judicial restraint and brazenly politicizing the judicial process. The US is gravely concerned by his latest attack on the…
A mensagem foi publicada após a decisão do STF de decretar a prisão preventiva de Bolsonaro, depois de tomar conhecimento da violação da tornozeleira eletrônica e alegar risco de fuga.
Tags: prisão desnecessária, governo americano, jair Bolsonaro, tornozeleira eletrônica, Cristopher Landau