O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, afirmou, nesta quinta-feira, 20, que o roteiro para abandonar os combustíveis fósseis é uma “necessidade”, reforçando o apelo que foi feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Cúpula do Clima da ONU, a COP-30, para criar um roteiro da transição energética.
A jornalistas, Guterres também disse que “não é o momento” de falar em eventual derrota da COP-30 e mandou um recado para o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, negacionista climático que decidiu não enviar representantes para a conferência ambiental em Belém. “Estamos esperando por você”, afirmou.
Há dois anos, na COP-28, em Dubai, foi fechado um acordo que propôs pela primeira vez a “transição em direção ao fim dos combustíveis fósseis”. O documento menciona expressamente que os países devem mudar os seus sistemas energéticos “de forma justa, ordenada e equitativa”, mas não apresenta um mapa do caminho para essa transição.
Cientistas têm apontado a necessidade de acelerar as medidas contra o aquecimento global, de forma a evitar o colapso climático nas próximas décadas. O tema divide as delegações e, se houver avanço, será considerado uma das vitórias da COP-30.
“Não haverá solução sem uma transição justa para longe dos combustíveis fósseis”, disse. Guterres também conclamou os países a uma nova coalizão para energia verde e ressaltou que, em todas negociações, sempre há fase de divergências.
Conteúdo Estadão